ACERVO MUSICAL | Consulado da Portela de SP
 

ARTHUR POERNER

ARTHUR JOSÉ POERNER

01/10/1939 - RIO DE JANEIRO - RJ


Arthur José Poerner (1939), escritor, jornalista, professor e compositor carioca. Bacharel em Direito, com pós-graduação em Comunicação. Ex-presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som (MIS) e do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro. Ex-professor de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Participante ativo da resistência à ditadura militar, sobretudo no Correio da Manhã e no Pasquim, foi o mais jovem brasileiro a ter os direitos políticos suspensos por 10 anos, em 1966. Seu livro O poder jovem foi um dos primeiros 20 proibidos. Preso em 1970, obteve asilo político na Alemanha. Voltou em 1984 como editor de Cultura da TV Globo. É membro titular do Pen Clube do Brasil e do Conselho Deliberativo e da Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Condecorado, em 2000, com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e, em 2005, com o Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, da Assembléia Legislativa. Medalha Chico Mendes de Resistência 2010.

No dia 01 de outubro de 1939 nascia o jornalista Arthur Poerner. Famoso entre a juventude por ser autor do livro “Poder Jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros” que conta a trajetória do movimento estudantil brasileiro, desde a fundação da União Nacional dos Estudantes até o Fora Collor.

Autor de vários livros, jornalista do Pasquim e do Correio da Manhã, ex-presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, Poerner possui uma longa trajetória politica e no campo das letras. Também exerceu a atividade de compositor tendo criado sambas ao lado de Candeia e tendo sido amigo de Ismael Silva.