ACERVO MUSICAL | Consulado da Portela de SP
 

VELHA DA PORTELA


Compositor Portelense, Velha da Portela, participou do antológico grupo Partido em 5.

Vice-Cidadão Samba em 1969 e Cidadão samba 1984, Velha foi presidente da ala de compositores da Portela entre 1971 e 1977. É dele (em parceria com Jair Amorim e Evaldo Gouveia) o famoso samba - enredo da Portela, vencedor do carnaval de 1974, "O Mundo melhor de Pixinguinha. 

Em 1968, participou do conjunto Os Cinco Só, ao lado de Jair do Cavaquinho, Wilson Moreira, Zuzuca do Salgueiro e Zito. Em seguida, formou, com os mesmos integrantes o conjunto, A Turma do Ganzá.

Em 1975, com Casquinha da Portela, Candeia e Joãozinho da Pecadora, participou do LP "Partido em 5 volume 1". Neste de ano, ao lado de Casquinha da Portela, Hélio Nascimento, Anézio e Candeia, participou do LP "Partido em 5 volume 2",no qual interpretou de sua autoria "Leão de colera", "Papo de velha" e "Gato escaldado tem medo de água fria", em parceria com Zuzuca do Salgueiro.

No ano de 1977, com Luiz Grande, Joãozinho da Pecadora, Roque do Plá, Anézio do Cavaco e Casquinha da Portela, participou do disco "Partido em 5 volume 3", no qual interpretou de sua autoria "Deus dá a farinha e o diabo rasga o saco" (c/ Jair do Cavaquinho) e "Galinha caolha procura puleiro mais cedo".